terça-feira, 17 de agosto de 2010

o HEMOCE

Missão, Visão e Valores do Hemoce






Missão

Ser uma instituição de excelência técnico-científica em hemoterapia e hematologia com elevado padrão ético e compromisso com a população.


Visão


Coordenar a hemorrede estadual proporcionando atendimento hemoterápico e hematológico de excelência à população.

Valores

  • - Agir com ética (ética)

  • - Humanizar a prestação de serviços (humanização)

  • - Trabalhar com qualidade e excelência técnica buscando a melhoria continua nos processos e serviços (qualidade)

  • - Garantir a credibilidade junto à população (credibilidade)

  • - Estar motivado e disponível para desenvolver o serviço (motivação e disponibilidade)

  • - Ser proativo nas suas ações e no ambiente de trabalho (pró-atividade)

  • - Respeitar clientes externos e internos (respeito)




    Estrutura Organizacional




    A hemorrede cearense é formada por um hemocentro coordenador, com sede em Fortaleza, quatro hemocentros regionais, em Sobral, Quixadá, Crato e Iguatu, um hemonúcleo, em Juazeiro do Norte, um Posto de Coleta de Sangue no Instituto Dr. Jose Frota - IJF e sessenta e quatro Agências Transfusionais, estrategicamente espalhadas, para melhor atendimento à população.

    Responsavel pela execução da política de sangue, no Ceará, o HEMOCE, através das suas unidades – central e regionais, incumbe-se da realização de procedimentos, envolvendo coletas e transfusões de sangue, assegurando o abastecimento de hospitais a toda a rede pública do Ceará, além de contribuir para o suprimento de sangue a todas as instituições hospitalares do interior do estado.


    ORGANIZAÇÃO OPERACIONAL

    A hemorrede do Estado foi concebida para assistir a população, em todas as regiões do Ceará, disponibilizando sangue e hemocomponentes dentro das especificaçoes tecnicas da ANVISA, da acordo com a Política Nacional do Sangue preconizada pelo Ministério da Saúde.

    O Hemoce e um orgão da administração direta da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, presente em todo o território atraves der 5 Hemocentros (Fortaleza, Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá) e um Hemonúcleo (Juazeiro do Norte), coordenados pelo Hemocentro de Fortaleza.

    A estrutura organizacional inclui as divisões: Administrativa, Hemoterapia, Hematologia, Ensino e Pesquisa, responsáveis pelo desenvolvimento das ações necessárias ao cumprimento da missão da Instituição, dentro de suas competências.



    Um passeio no tempo




    O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) faz parte da rede de unidades de saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Criado em 9 de março de 1979 e com início de funcionamento em 23 de novembro de 1983, por decisão do então Governador Adauto Bezerra, com respaldo na iniciativa do então Secretário de Saúde, Lúcio Alcântara. O Hemoce, desde quando foi concebido, teve por finalidade básica planejar e executar a política de sangue no Ceará.

    Localizado na Avenida José Bastos, Bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza – CE, possui uma área construída de 7.640 m2, que se estende por todo um quarteirão nas imediações do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Cursos de Odontologia, Farmácia e Enfermagem da UFC, Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, Farmácia-Escola e Instituto do Câncer do Ceará/Hospital do Câncer, formando o grande complexo da saúde, implantado no antigo bairro do Porangabussu.

    A primeira coleta de sangue realizada pelo Hemoce ocorreu em maio de 1983, na Faculdade de Administração da UECE situada à rua 25 de Março-Centro, e o sangue colhido foi destinado ao Hospital Infantil Albert Sabin.

    Em 23 de novembro do mesmo ano, o diretor do Hospital Universitário Walter Cantídio, Dr. José Carlos Ribeiro convidou a equipe do Hemoce para implantar o serviço de hemoterapia com a colaboração da funcionária Terezinha, que veio trabalhar no setor de Imunohematologia. A coleta, desta vez, foi realizada na própria sede do Hemoce. A primeira pessoa a realizar doação foi José Calls gaspar Júnior ou Dr. Cals, na época, chefe do setor de Sorologia da instituição. Pouco tempo depois, o serviço se estendeu à Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), ao setor de cirurgia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Instituto do Câncer do Ceará e Hospital Infantil Albert Sabin.

    Com a ampliação dos serviços, foi necessário criar a primeira agência transfusional fora de Fortaleza, que foi inaugurada pelo então diretor do Hemoce, Dr. Murilo Martins, no município de Beberibe.

    As coletas externas de sangue também foram aumentando e, em pouco tempo, passaram a ser realizadas em diversos pontos da capital como nas praças do Ferreira e José de Alencar, nas Igrejas através do Encontro de Casais com Cristo (ECC), empresas, comércio, indústrias, escolas e corporações militares.

    Após a criação e pleno funcionamento do Hemocentro Coordenador de Fortaleza, foi definido como objetivo primordial de atuação a cobertura em Hemoterapia e Hematologia a todo o território estadual.

    Desta forma, a partir da década de 90, foram inaugurados os Hemocentros Regionais: o Hemocentro de Sobral em março 1991, o de Crato em dezembro de 1991, o hemonúcleo de Juazeiro em julho de 1994, o de Iguatu em agosto de 1994 e o de Quixadá em setembro de 2004. Cada um destes hemocentros regionais foi instalado e está em pleno funcionamento com capacidade para captar, triar doadores, coletar, processar, e distribuir sangue e hemocomponentes examinados e aptos para transfusão nos hospitais de sua área de cobertura.







    José Murilo de Carvalho Martins
    é referência quando se fala em Hematologia no Ceará. Ele foi o precursor na criação de cursos e preparação de recursos humanos para atuar nesta especialidade em nosso Estado. Foi Dr. Murilo Martins também o responsável pela instalação do ambulatório e enfermaria de Hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio. E, para o Hemoce, essa figura ilustre, tem importância ímpar, por ter se dedicado a esta instituição desde a idéia de sua concepção até os dias de hoje.








    Fonte: site oficial
    feito por: Calebe Rodrigues 05. xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário