quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Níveis de Organização do Corpo Humano' :}

No nosso corpo, existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células estão organizadas em grupos, que “trabalhando” de maneira integrada, desempenham, juntos, uma determinada função. Esses grupos de células são os tecidos.

Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.


Tecido epitelial - As células do tecido epitelial ficam muito próximas umas das outras e quase não há substâncias preenchendo espaço entre elas. Esse tipo de tecido tem como principal função revestir e proteger o corpo. Forma a epiderme, a camada mais externa da pele, e internamente, reveste órgãos como a boca e o estômago.

O tecido epitelial também forma as glândulas – estruturas compostas de uma ou mais células que fabricam, no nosso corpo, certos tipos de substâncias como hormônios, sucos digestivos, lágrima e suor.


Tecido conjuntivo - As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras, e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo é unir e sustentar os órgãos do corpo.
Esse tipo de tecido apresenta diversos grupos celulares que possuem características próprias. Por essa razão, ele é subdividido em outros tipos de tecidos. São eles: tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo.

O tecido adiposo- é formado por adipócitos, isto é, células que armazenam gordura. Esse tecido encontra-se abaixo da pele, formando o panículo adiposo, e também está disposto em volta de alguns órgãos. As funções desse tecido são: fornecer energia para o corpo; atuar como isolante térmico, diminuindo a perda de calor do corpo para o ambiente; oferecer proteção contra choques mecânicos (pancadas, por exemplo).

tecido adiposo

Tecido cartilaginoso- forma as cartilagens do nariz, da orelha, da traquéia e está presente nas articulações da maioria dos ossos. É um tecido resistente, mas flexível.

tecido cartilaginoso
Nariz e orelha são formados por cartilagem.


Células cartilagíneas vista ao microscópio óptico.

O tecido ósseo- forma os ossos. A sua rigidez (dureza) deve-se à impregnação de sais de cálcio na substância intercelular.

tecido ósseo



O esqueleto humano é uma estrutura articulada, formada por 206 ossos. Apesar de os ossos serem rígidos, o esqueleto é flexível, permitindo amplos movimentos ao corpo graças a ação muscular.

O tecido sangüíneo- constitui o sangue, tecido líquido. É formado por diferentes tipos de células como:

os glóbulos vermelhos ou hemácias, que transportam oxigênio;
os glóbulos brancos ou leucócitos, que atuam na defesa do corpo contra microrganismos invasores;
fragmentos (pedaços) de células, como é o caso das plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.
A substância intercelular do tecido sanguíneo é o plasma, constituído principalmente por água, responsável pelo transporte de nutrientes e de outras substâncias para todas as células.

tecido sanguíneo



Tecido muscular -
As células do tecido muscular são denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar. A essa propriedade chamamos contratilidade. Essas células têm o formato alongado e promovem a contração muscular, o que permite os diversos movimentos do corpo.

O tecido muscular pode ser de três tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.


Tipos de tecidos musculares. Os pontos roxos são os núcleos das células musculares.


O tecido muscular liso- apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sangüíneos.


O tecido muscular estriado esquelético- apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo.


Tecido nervoso -
As células do tecido nervoso são denominadas neurônios, que são capazes de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através do impulso nervoso.

Os neurônios têm forma estrelada e são células especializadas. Além deles, o tecido nervoso também apresenta outros tipos de células, como as células da glia, cuja função é nutrir, sustentar e proteger os neurônios. O tecido é encontrado nos órgãos do sistema nervoso como o cérebro e a medula espinhal.






bjs :)'

pst : Brenda' Mikaelly :}'



14 comentários:

  1. Gostei gente ' até poorq todos estão postando é assim msm todos ajudando o blog' :}}
    (Poor camila;grupo camila,libania,rayssia e ariadna)

    ResponderExcluir
  2. vlw camila o único q naum postou foi o Mauro
    pq ele tava seem internet em ksa mais naum se preocupe pq ele vai postar alguns caps. da unid.2
    (poor brenda'mikaelly :]

    ResponderExcluir
  3. Quantas células aproximadamente existem em nosso corpo?

    ResponderExcluir
  4. As partes simples do neurônio são:Corpo celular, Axônio e Dentrito.
    (poor brenda'mikaelly).

    ResponderExcluir
  5. O corpo humano na verdade contém 100 trilhões de células,só posso lhe dizer isso.
    (poor Brenda'mikaelly).

    ResponderExcluir
  6. Ortografia correta, por favor!

    Gostei bastante da estética do blog!! Quem foi que fez, hein?

    Perguntinha básica: Qual a utilidade dos neurotransmissores?

    ResponderExcluir
  7. Tá certo prof.
    vamos usar a ortografia correta.
    A estética do blog quem fez foi o grupo eu(Brenda), Calebe, Eveliane e Mauro.
    poor:brenda'mikaelly ;].

    ResponderExcluir
  8. Os neurotransmissores possibilitam que os impulsos nervosos de uma célula influencie os impulsos nervosos de outro.
    poor:Brenda'mikaelly :).

    ResponderExcluir
  9. ameiiiiiiiiiii, ajudou muito, super legal

    ResponderExcluir
  10. Qual o nivel de organização ? o ossoo?

    ResponderExcluir
  11. Legal me ajudou muito no trabalho de ciências!

    ResponderExcluir